domingo, 9 de janeiro de 2011

Minimalismo

Bom gente enquanto a materia especial que estou preparando não fica pronta preparei uma coisa especial sobre MINIMALISMO, e antes de saber um pouco da influência que o minimalismo tem no mundo da moda vamos saber de que se trata o minimalismo, espero que gostem.

DefiniçãoO minimalismo se refere a uma tendência das artes visuais que ocorre no fim dos anos 1950 e início dos 1960 em Nova York, alçada a principal centro artístico com oexpressionismo abstrato de Jackson Pollock (1912 - 1956) e Willem de Kooning (1904 - 1997). A efervescência cultural dos anos 1960 nos Estados Unidos pode ser aferida pelos diversos movimentos de contracultura e pela convivência de expressões artísticas díspares - da arte pop, celebrizada por Andy Warhol (1928 - 1987), às performances do Fluxus -, cada qual exercitando um temperamento crítico particular. O minimalismo aparece nesse cenário com dicção própria, na contramão da exuberância romântica do expressionismo abstrato. Tributária de uma vertente da arte abstrata norte-americana que remonta a Ad Reinhardt (1913 - 1967), Jasper Johns (1930) e Frank Stella (1936), a minimal art enfatiza formas elementares, em geral de corte geométrico, que recusam acentos ilusionistas e metafóricos. O objeto de arte, preferencialmente localizado no terreno ambíguo entre pintura e escultura, não esconde conteúdos intrínsecos ou sentidos outros. Sua verdade está na realidade física com que se expõe aos olhos do observador - cujo ponto de vista é fundamental para a apreensão da obra -, despida de efeitos decorativos e/ou expressivos. Os trabalhos de arte, nessa concepção, são simplesmente objetos materiais e não veículos portadores de idéias ou emoções. Um vocabulário construído de ideias como despojamento, simplicidade e neutralidade, manejado com o auxílio de materiais industriais - vidro, aço, acrílico etc. -, é o núcleo do programa da minimal art.


Agora vamos vê o minimalismo no mundo da moda:

A beleza do minimalismo

25 fevereiro '10 por Ju Ferreira, em Tendências.

O movimento minimalista do século XX influenciou o mundo das artes plásticas, da música e do design, após anos de rebuscamento nessas áreas. Seus adeptos acreditavam que a beleza encontrava-se na essência da forma, na geometria simples repetida simetricamente. E aí que o mundo da moda incorporou essas idéias e se trasformou pra sempre!!!
Na prática, o estilo minimalista é feito basicamente de três palavras: simplicidade, sofisticaçãoe tecnologia. As peças criadas em formas limpas, com linhas retas e diagonais inusitadas viraram sinônimo de sofisticação e elegância, tornando-se objeto de desejo de muita gente. Os estilistas minimalistas são mais conhecidos por um trabalho quase impecável de modelagem, corte e acabamentos fantásticos, além de quase sempre trabalharem com tecidos tecnológicos e uma cartela de cores limitada.
E agora, depois da overdose dos anos 1980, o minimalismo está de volta mais forte do que nunca!!! As peças com linhas retas e volumes estratégicos fica bem em todas as ocasiões, do trabalho ao jantar com os amigos. Vale a pena investir.
Uma Marca que trabalha com o minimalismo é a calvin klein
Publicidade da linha CK, uma das marcas do império minimalista de Calvin Klein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fiquem a vontade para comentar. por favor comentem sobre o post.